top of page

07 Descobertas que mudaram minha pratica!

Quando retomei a minha pratica de Yoga, resolvi estudar um pouco sobre alguns assuntos relacionados e descobri algumas coisinhas que fizeram muita diferença na minha pratica!


01 - O objetivo dos pranayamas(respirações conscientes)


A respiração é a razão fundamental por qual estamos vivos né!?

Mas ter consciência dela e estar atenta ao que ela é capaz de fazer, foi e tem sido transformador pra mim.


Quando inspiramos, expandimos nosso tórax, abrindo o peito e enchendo os pulmões e visivelmente deixamos nosso corpo maior, abrimos espaço.

E com o ar que expiramos, podemos deixar ir/sair tudo que não serve mais, que não faz mais sentido estar dentro da gente. Pensamentos, crenças, julgamentos, etc.


E aquele espaço que se abre na inspiração, se torna pronto para receber novas intenções, novos significados.

Seria como reprogramar o nosso interior! Reorganizar a casa!


02- O objetivo das posturas(ásanas)


Cada postura tem uma função! Existem ásanas para abertura de peito, que é onde guardamos muito nossas emoções. Tristezas, angústias, alegrias, satisfações....


Por exemplo, a dor que sentimos no meio do peito, quando estamos angustiados ou tristes e outro claro exemplo é quando estamos orgulhosos de algo ou alguém, parece que nosso peito se enche!


Os ásanas para abertura de peito, trabalham a liberação de sentimentos, sejam eles bons ou ruins.


Ásanas para estimular a tireóide, quando sentimos aquele nó na garganta.

E por ae vai!


Mas principal função dos ásanas, é de natureza mental. Vencendo a inquietude e a fragilidade da mente.(trecho do livro Autoperfeição com Hatha Yoga- Hermogenes)


03- A vibração dos mantras


Quando entoamos mantras no começo da pratica é pra equalizar”as energias, se centrar e estimular a presença no agora.

Os mantras tem poderes curativos, pois vibram no nosso corpo. E isso é física!


Existem diversos tipos de mantras. Um para cada chakra, mantras de afirmação(por ex, So Ham = Eu sou) e também os mantras em forma de canção, que desbloqueiam canais energéticos, com a vibração, ajudando também a liberar sentimentos e potencializar sensações.


04- Banho antes da prática


As pessoas em geral tomam banho depois da pratica, mas o ideal é tomar antes, pois durante a pratica geramos uma energia linda que fica reverberando por um tempo pós pratica e se tomarmos banho, mandamos ela embora.


Pois quando tomamos banho normalmente, ou sempre, temos como objetivo nos limpar, seja de sujeira ou de energia, pois a água lava e leva embora tudo que não precisa ficar no nosso corpo.


Então tomar banho antes, ficar limpo(01 dos Yamas – Sauca – Purificação) e sentir a energia que teu corpo gera no final de uma pratica é surpreendente!

Aconselha-se tomar o banho depois de umas 2hrs.


05- Constância na pratica


A pratica diária fez eu me aprofundar mais na essência do yoga e a praticar o yoga de verdade(como já escrevi neste post).

Comecei a praticar o yoga fora do tapetinho também, nas atitudes, nas ações e pensamentos do meu dia a dia(post condutas do Yoga).


E a pratica diária não precisa ser a física, muscular, aliás, é até melhor que não seja sempre assim, pois assim você consegue praticar o yoga por completo..

Aqui já escrevi sobre a pratica diária.


Manter a disciplina, mesmo variando os tipos de pratica, faz com que o autoconhecimento

aconteça automaticamente, pois com a cada dia de pratica e a cada pratica diferente(física, completa, leitura, observações, etc) ganhamos diferentes descobertas sobre nós mesmos que vão se somando e nos revelando novos pensamentos, novas ações, novas vontades, nos deixando cada vez melhores para nós mesmos!


06- Estar presente


Aprender a voltar. Voltar para o agora. Voltar pra dentro, pro centro do peito, que é onde está nosso órgão mais importante, o coração.

E é dele que saem, ou deveriam sair, todas as nossas atitudes!


Aquietar a mente e os pensamentos, que sempre virão, pois noss amente foi feita para isso. Porém quando conseguimos "limpa-lá" fica mais fácil estarmos presente no agora e somente no agora.


07- Praticar o Yoga fora do tapetinho


Essa foi a descoberta mais importante! Praticar o Yoga por inteiro, todos os elementos que compõem uma pratica completa!

Em cima e fora do tapetinho! Yoga pra vida! Yoga na vida!






bottom of page