top of page

Você conhece o Yoga?

Você conhece a pratica de yoga verdadeira? A pratica de yoga completa?

O Yoga se estrutura de 08 membros e somente 01 deles é o físico, que é o que a maioria das pessoas conhecem, mas o Yoga é muito mais do que posturas que exigem equilíbrio, alongamento e flexibilidade.

As posturas mais difíceis de serem executas na pratica de yoga, na verdade são as mais fáceis.

A postura mais difícil não é a invertida sobre a cabeça(Sirsasana) e sim a postura de relaxamento(Shavasana), essa é uma das posturas mais difíceis da yoga.

Você estar 100% presente e se entregar ao relaxamento profundo, a ponto de não sentir mais o corpo. Essa á postura mais difícil da yoga!


E os 08 membros que estruturam uma “pratica”de yoga são:

- Yamas – condutas a fazer;

- Nyamas- condutas a evitar;

- Asanas: posturas físicas;

- Pranayamas: respirações conscientes para expansão da energia vital;

- Pratyahara: introspecção, liberação do comando dos sentidos;

- Dharana: concentração mental, foco;

- Dhyana: estado meditativo;

- Samadhi: estado pleno de união, superconsciência.


A filosofia do yoga propõe que pratiquemos todas essas partes quando decidimos fazer yoga. Esse trecho do livro O coração do yoga, descreve um exemplo perfeito:

" Desde a concepção até o desenvolvimento da criança, todos os membros do feto crescem simultaneamente; do corpo, não brota primeiro um braço, depois uma perna e assim por diante. De modo parecido, no caminho do yoga todos os 08 aspectos desenvolvem-se concomitantemente e de forma inter-relacionada".


Claro que a pratica física é muito importante para nos ajudar a “alcançar”os outros membros que estruturam o Yoga, porque quando você esta se esforçando para manter-se equilibrado em certa postura, para alcançar a mão no pé em outra ou para tirar o pé do chão, você esta trabalhando a concentração e se esforçando para se manter presente.

E esses esforços físicos, começam a trabalhar a mente, e com o passar do tempo, começam a trabalhar o nosso interior, a nossa essência.

O yoga é união.

O yoga é harmonizar corpo, mente e alma.

O yoga é algo que experimentamos profunda e intimamente dentro de nós.

O yoga é unificar suas ações.

O yoga é voltar pra casa.

O yoga é você.


A pratica de yoga é um desafio com você mesmo!

O desafio de conseguir evoluir em uma postura, de conseguir respirar conscientemente por alguns minutos, de agir gentilmente consigo e com os outros, de respeitar-se e respeitar e de manter-se presente em todos os momentos da sua vida!

De viver com consciência!


Podcasts de Sofia Mano

Documentário Yoga - Arquitetura da Paz


bottom of page