top of page

Namaste mudra

O gesto da mão esquerda unida com a mão direita em frente ao peito, é chamado de anjali e namaste mudras. Ele tem um grande significado no Yoga, sendo usado no começo, durante e no final da pratica.

No texto de yoga clássico, o Hatha Yoga Pradipika, fala-se do conceito de dualidade introduzido como o sol e a lua dentro do corpo, onde o sol representa o lado direito e a lua o lado esquerdo.


São as oposições que nos mostram como encontrar o equilíbrio.


Então o objetivo final da pratica de asanas(partes do Yoga completo - post aqui) é utilizar vários métodos para dissolver estas oposições e permitir que toda nossa energia seja unificada para sentir o verdadeiro equilíbrio dentro do corpo e da mente, em um constante fluir de energia, de pensamentos e de comportamentos.


Como um pêndulo balançando de um lado para o outro, onde eventualmente descansa no centro.


Para um Yogui, esse centro é o coração!


Por isso durante a pratica física, se trabalha para permitir que nossa energia encontre esse equilíbrio!

Esticando os músculos, criando espaço para que a energia flua, os pensamentos se estabilizem e as atitudes na vida(yoga fora do tapetinho - post aqui), se equilibrem.

Isso acontece com a constante respiração profunda e consciência do corpo, onde frequentemente no decorrer da pratica traz-se as mãos unidas em frente ao peito, lembrando a nós mesmos, essa busca pelo equilíbrio e porque estamos em cima do tapetinho!


Esse gesto também pode ser traduzido como: "a luz que mora em mim, honra a luz que mora em você".

Pois no Yoga, ele representa duas forças aparentemente opostas(masculino-feminino, racional-emocional) sendo unidas nesse gesto, em frente ao coração, que deveria ser nosso guia, pois tudo que necessitamos esta dentro de nós!


Unificando,


nosso lado enérgico, com nosso lado letárgico,


nosso lado gentil com nosso lado rude,


nosso lado doce, com nosso lado amargo,


nosso lado sol, com nosso lado lua,


nosso lado racional, com nosso lado emocional,


nós conseguimos encontrar o equilíbrio de que toda a vida necessita.


Precisamos, devemos e é saudável utilizarmos todos esses nossos lados, com consciência, para que possamos assim, viver uma vida plena!



bottom of page