Persistência, permanência e paciência.


Persistência: não desistir fácil. Permanência: ficar e insistir. E paciência de persistir e de permanecer.



Persistência: não desistir fácil, é uma ação difícil. Pois para praticar a persistência, é provável que se esteja desafiando alguma situação difícil. Algo que não vai bem, algo que esta dando problema ou algum momento complicado.

E ae entra a força de vontade! Que vem de dentro, junto com uma gota de esperança. Persistir não é nada fácil, mas em quase 100% dos casos, leva a uma conquista, que por mais desapontadora que possa ser, com certeza te ensinou a ter um pouco mais desta qualidade: a persistência.


E então vem a permanência: ficar e insistir. Em alguma situação, algum momento ou alguma posição.

Quando persistimos e conseguimos determinado objetivo, ás vezes o “abandonamos” com rapidez, ao invés de ficar e observar os acontecimentos internos e externos.


No yoga por exemplo, quando permanecemos em determinados ásanas, nosso corpo vai se ajustando, vai cedendo e vai conquistando novas metas!


Nos pranayamas(respirações conscientes), com a permanência, vamos atingindo uma capacidade espetacular de respirar de maneira consciente, utilizando todo potencial dos nossos pulmões.


Na meditação, muitas vezes sentamos prontos para meditar e vem um turbilhão de pensamentos, e um dos primeiros é: ah não consigo, não é pra mim, não dá…Persiste! E quando perceber que conquistou 10segundos que seja, permanece mais 10seg, 30seg, 1min!


E a paciência é umas das mais difíceis, pra mim. A paciência de persistir e de permanecer. Quando estamos com um problema, tentamos resolver uma, duas vezes e se ele não é resolvido, logo perdemos a paciência.


Na prática de yoga, se não conseguir fazer algum pranayama de maneira exata, o primeiro pensamento que vem: é difícil. Persiste e permanece! Que quando os benefícios chegarem, será muito recompensador, posso garantir!

Nos ásanas, por vezes queremos já executar algum complexo na primeira pratica. Mas só com paciência atingiremos a conquista! E claro, praticando com persistência!


Conquistar a paciência de todos os dias, de tentar um pouquinho e evoluir um pouquinho, até chegar lá, essa paciência nos mostra outro mundo! Principalmente na nossa vida cotidiana!

E na minha opinião, essa é a qualidade mais difícil de se adquirir nos dias de hoje, onde tudo tem que ser pra ontem, rápido e intenso. Por isso também já paro por aqui , pra não ficar muito longo e vir a desculpa de não ter tempo pra ler!


Acalmar a mente, persistir nas situações difíceis, permanecer numa zona sem muito conforto e ter paciência nos torna grandes guerreiros!



#praticadeyoga #yogajourney #yogajournal #yogapractice #persistência #pranayama #respiracaocosciente #autoconhecimento #selfcare #simplelife #yogaaddict #viverconsciente

©2019 by janablanco. Proudly created with Wix.com